Estar e não pertencer
Já esteve em algum lugar onde você estava presente, mas sentia que não pertencia a ele? E o mais irônico é que, em alguns deles, insistimos em encontrar algum tipo de “casa”.
Não falo só de espaços físicos, mas de maneira geral. Sentimentos, emoções, pensamentos, lembranças, pessoas, paixões…
Charles Taylor, no livro A Ética da Autenticidade, diz que a modernidade é marcada por um ideal moral de ser fiel a si mesmo, uma busca e um resgate de uma originalidade interior que se perdeu com o tempo. Ou seja, o ser humano vive em busca de algo que faça sentido o suficiente para preencher seu vazio.
Mas há um paradoxo aqui. É nesse vazio, nessa incompletude que tanto tememos, que encontramos a verdadeira conexão. Não é a máscara polida da certeza que nos une, mas a vulnerabilidade crua de não saber, de não ter. É a nossa sombra que busca a luz do outro. Assim, no desespero de nossa própria solidão, descobrimos que, ironicamente, estamos juntos no não-lugar do coração humano. No fim, a autenticidade é apenas a coragem de admitir que somos feitos de perguntas, e que as respostas só existem na escuta de quem também se sente só.
Talvez porque a autenticidade seja inimiga do egoísmo, pai de sua filha, a incompletude. Se diz autêntico? Deixe o vazio dentro de si responder por si só. E não, vestir preto e ser niilista não é autenticidade.
Na rotina, essa dinâmica entre presença e alienação ganha contornos desumanizadores na prostituição. Ali, a desconexão não é um acidente, mas uma tática de preservação: a mulher precisa estar presente sem pertencer para conseguir sobreviver. Ela habita aquele espaço em corpo e performance, mas ergue uma muralha interna para não ter sua essência destruída. De um lado da porta, o cliente busca um escape da própria realidade — consumindo uma intimidade comprada para aliviar fetiches ou compulsões sem lidar com as dores do seu mundo real. Do outro lado, a profissional entrega a ilusão exigida enquanto se mantém estrategicamente ausente de si mesma. O resultado é um ambiente perturbador onde dois corpos se cruzam na máxima proximidade física, mas permanecem em um abismo de distância emocional.
Criamos essas máscaras sociais não por maldade, mas por sobrevivência. Erguemos a Persona para proteger nossas fraturas, fugindo da vulnerabilidade por medo da rejeição ou da dor. No entanto, é no território desconfortável dessa mesma vulnerabilidade que habita a única verdade do ser. Ao esconder o que nos dói ou o que destoa do padrão, corremos o risco de transformar a própria vida em uma encenação contínua.
É preciso pontuar, contudo, que o oposto — a celebração performática do vazio — também não é o caminho da autenticidade. Adotar uma pose de “eterna desolação”, como na estética niilista ou gótica mais superficial, muitas vezes é apenas outra forma de Persona. A verdadeira autenticidade não é um teatro sobre o sofrimento, mas a coragem de ser quem se é, com fraturas e belezas, sem a necessidade de um roteiro pronto.
“Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias.”
— Carlo Acutis
Deixe um comentário